[ anterior ] [ Índice ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ 5 ] [ 6 ] [ 7 ] [ 8 ] [ 9 ] [ 10 ] [ 11 ] [ 12 ] [ próximo ]

Instalando Debian GNU/Linux 3.0 para S/390
Capítulo 4 - Obtendo a Mídia de Instalação do Sistema


4.1 Conjunto de CDs oficiais da Debian GNU/Linux

Com certeza o jeito mais fácil de instalar a Debian GNU/Linux é através de um conjunto de CD-ROMs oficiais (veja o endereço página de vendedores de CDs). Você também pode copiar as imagnes de um servidor da Debian e criar seus próprios CDs, se tiver uma conexão de rede rápida e um gravador de CD. Se tiver um conjunto de CDs da Debian e sua máquina suporta CDs inicializáveis, você pode pular para Inicializando através de um CD-ROM, Secção 5.2; muito esforço esta sendo feito para ter certeza que a maioria dos arquivos que as pessoas precisam estejam nestes CDs.

Se a sua máquina não suporta a inicialização via CD, mas você tem um conjunto de CDs, então será possível usar uma estratégia alternativa fita, fita emulada, disco rígido, ou inicialização através da rede) para inicializar seu sistema e iniciar o processo de instalação. Os arquivos que precisa para a inicialização através de outros métodos também estão no CD; o arquivo de rede da Debian e a organização de diretórios do CD são idênticos. Assim os caminhos de arquivos que precisa são dados de acordo com suas necessidades de inicialização, veja estes arquivos nos mesmos diretórios e sub-diretórios de seu CD.

Uma vez que o programa de instalação for iniciado, ele obterá todos os outros arquivos que precisar do CD.

Caso você não possua o conjunto de CDs de instalação, será preciso copiar os arquivos do sistema de instalação da internet para seu disco rígido, fita de instalação ou um computador conectado que será usado para iniciar a instalação.


4.2 Obtendo os arquivos através dos mirrors da Debian

Quando estiver copiando arquivos através de um mirror da Debian, tenha certeza de copiar os arquivos em modo binário e não em texto ou modo automático. É importante que a mesma estrutura de diretórios que encontrar no mirror seja criar um 'sub-mirror' local. Você deve iniciar sua estrutura local de diretórios do nível sob disks-s390, por exemplo:

     current/sub-architecture/images-1.44/flavor/rescue.bin

Você não precisará copiar cada arquivo sob aquele nível, apenas os que se aplicam a voce (voê terá que ler e encontrar os que se aplicam a voce). Apenas coloque os nomes de diretórios da mesma forma que no mirror, e mantenha os arquivos nos respectivos diretórios.

Caso sua máquina esteja configurada para descompactar/decodificar automáticamente os arquivos que copiou, você deverá desativar esta característica enquando copiar o sistema de instalação. Eles serão descompactados somente no momento da instalação. A descompactação no sistema atual causará uma perda de espaço em disco e tempo, e caso os arquivos compactados originais sejam apagados pelo programa de descompactação, eles não poderão ser usados caso o programa de instalação precise deles mais tarde.


4.2.1 Opções de Instalação

Os arquivo que você pode precisar dividem-se em três categorias :

  1. Arquivos necessários para inicializar no sistema de instalação (por exemplo, kernel.debian, parmfile.debian, e initrd.debian)
  1. Arquivos aos quais o sistema de instalação precisará ter acesso depois que o mesmo tenha sido iniciado para poder instalar o kernel do sistema operacional e controladores de periféricos (por exemplo, rescue.bin e drivers.tgz)
  1. Arquivos de instalação do sistema básico (por exemplo, basedebs.tar)

Caso você possua uma conexão Ethernet funcional em seu computador e sua placa Ethernet seja do tipo para o qual o suporte foi compilado no kernel de instalação, você pode somente precisar instalar os arquivos de inicialização do sistema. O instalador é capaz de instalar o kernel e os controladores através da rede para muitas placas Ethernet comuns.

Caso você possua uma conexão Ethernet para a qual o instalador não oferece suporte embutido, você pode precisar de ambos os arquivos de inicialização do sistema e os arquivos de instalação do kernel e dos controladores de periféricos.

Se você está instalando em um sistema sem uma conexão de rede funcional ou se sua conexão de rede é via PPP (usando um modem) ao invés de Ethernet, você precisará obter todos os três tipos de arquivos antes de iniciar a instalação.

Caso você não tenha certeza sobre quais arqivos você precisa, comece com os arquivos de inicialização do sistema de instalação. Caso sua primeira tentativa de configurar a rede a partir do instalador falhe, você pode abortar, obter os arquivos extras que você precisa e reiniciar a instalação.

O arquivo de instalação do sistema básico basedebs.tar possui atualmente o tamanho de 27M. Caso você tenha a possibilidade de usar um CD ou configurar sua rede antes de instalar o sistema básico, é melhor fazê-lo; neste caso você não precisará deste arquivo. A localização de rede é listada no apêndice (Arquivos de Instalação do Sistema Básico da Debian, Secção 11.2.3.4).

Para usar um sistema debian atual para montar um arquivo basedebs.tar a partir dos repositórios debian, instale primeiro o debootstrap (apt-get install debootstrap). Use então o seguinte comando :

     debootstrap binary-basedebs SUITE=woody VERSION=3.0 \
       MIRROR="http://ftp.debian.org/debian" ARCHES="s390"

4.2.2 Escolhendo o Conjunto de Instalação Correto

Arquivos de instalação incluem imagens de kernel, as quais estão disponíveis para várias ``subarquiteturas''. Cada subarquitetura suporta um conjunto diferente de hardware. As subarquiteturas disponíveis para a arquitetura S/390 são :

`tape'
Inclui uma imagem de kernel que suporta inicialização (IPL) a partir de uma fita (emulada ou real) e um DASD (Direct Access Storage Device ou Dispositivo de Armazenamento de Acesso Direto). Estes arquivos são necessários caso você queira instalar Debian GNU/Linux nativamente ou em uma LPAR (partição lógica) mas os mesmos podem ser usados tambpem para instalar sob VM com uma fita (real ou emulada).

FIXME: e em relação aos kernels nolabel ?

`vmrdr'
Inclui uma imagem de kernel que suporta inicialização (IPL) a partir do leitor VM e um DASD. Estes arquivos podem ser usados somente se você deseja instalar Debian GNU/Linux em um VM guest.

Estes kernels incluem praticamente todos os controladores suportados pelo kernel Linux compilados como módulos. O suporte para hardware padrão é compilado embutido no kernel, assim é improvavel que seja necessário configurar qualquer módulo durante a instalação.

Ambos os kernels foram tambpem compilados para suportar diretamente módulos OCO da IBM. Você pode simplesmente fazer o download dos mesmos a partir do web site developerWorks da IBM e carregá-los em seu kernel em execução. Por favor certifique-se de escolher os módulos para o kernel padrão, não aqueles para um kernel com o patch timer ``on-demand''.


4.2.3 Onde encontrar os arquivos de instalação

As localizações de rede dos arquivos de instalação para cada tipo da arquitetura s390 estão listados no Apêndice. Estes incluem:

.../current/images-1.44/rescue.bin
imagem de inicialização
.../current/tape/initrd.debian
.../current/vmrdr/initrd.debian
imagem(ns) raíz ou arquivo tar
Arquivos do Kernel do Linux, Secção 11.2.3.2
binário do kernel
Arquivos de Controladores, Secção 11.2.3.3
imagens de controladores ou arquivo tar
Arquivos de Instalação do Sistema Básico da Debian, Secção 11.2.3.4
imagens do sistema básico ou arquivo tar

A imagem de inicialização contém um kernel Linux compactado. Ele é usado tanto o kernel Linux quando o kernel está sendo instalado em sua máquina. O binário do kernel Linux.bin é um binário do kernel não compactado. Ele é usado na inicialização do instalador a partir fita, filta emulada ou o leitor VM.

Os controladores de periféricos podem ser copiados como uma série de imagens de disquetes ou como um arquivo .tar (drivers.tgz). O sistema de instalação precisará acessar o arquivo de controladores durante a instalação. Caso você possua uma partição de disco rígido ou computador conectado que estará acessível para o instalador (veja abaixo), o arquivo tar será mais conveniente para a manipulação. Os arquivos de imagem de disquetes são necessários somente se você precisa instalar os controladores através de disquetes.

Enquanto copia os arquivos, você também deve prestar atenção no tipo de sistema de arquivos para o qual você os copia, a não ser que você vá usar disquetes para o kernel e controladores. O instalador é capaz de acessar arquivos em muitos tipos de sistemas de arquivos, incluindo FAT, HFS, ext2fs e Minix. Quando copiar arquivos para um sistema de arquivos *nix, escolha os arquivos de maior tamanho possíveis do repositório.

Durante a instalação, você apagará a(s) partição(ões) na(s) qual(is) você está instalando o Debian antes de iniciar a instalação. Todos os arquivos carregados deverão ser colocados em outras partições que não as quais você planeja instalar o sistema o sistema.


4.3 Criando uma fita IPL

Caso não seja possível iniciar (fazer IPL) a partir do CD-ROM e você não esteja usando VM você precisará criar uma fita IPL primeiro. Isto está descrito na seção 3.4.3 no Redbook Linux para IBMeServer zSeries e S/390: Distribuições. Os arquivos os quais você precisa gravar na fita são (nesta ordem): kernel.debian, parmfile.debian, initrd.debian e opcionalmente um segundo initrd com os módulos OCO. Os primeiros três arquivos podem ser obtido via download a partir do subdiretório tape, consulte Onde encontrar os arquivos de instalação, Secção 4.2.3.

FIXME: falar mais sobre o segundo initrd


4.4 Instalação Automática

Para instalação em múltiplos computadores é possível usar um sistema de instalação automática chamado FAI. O pacote Debian fai deve ser instalado em um computador chamado de servidor de instalação. Então todos os clientes de instalação podem inicializar através de sua placa de rede ou disco flexível e instalar o Debian automaticamente em seus discos locais.


[ anterior ] [ Índice ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ 5 ] [ 6 ] [ 7 ] [ 8 ] [ 9 ] [ 10 ] [ 11 ] [ 12 ] [ próximo ]

Instalando Debian GNU/Linux 3.0 para S/390

versão 3.0.23, 16 May, 2002
Bruce Perens
Sven Rudolph
Igor Grobman
James Treacy
Adam Di Carlo