2.1. Hardwares Suportados

A Debian não impõe requerimentos de hardware especiais além dos requerimentos do kernel do Linux e conjunto de ferramentas da GNU. No entanto, qualquer arquitetura poderá rodar a Debian, desde que o kernel do Linux, libc, gcc, etc. sejam portados, e que um porte da Debian exista. Por favor, veja as páginas de portes da distribuição em http://www.debian.org/ports/hppa/ para ver mas detalhes sobre os sistemas da arquitetura PA-RISC que foram testados com a Debian.

Ao invés de tentar descrever todas as configurações de hardware diferentes que são suportadas por PA-RISC, esta seção contém informações gerais e ponteiros para onde informações adicionais poderão ser encontradas.

2.1.1. Arquiteturas Suportadas

A Debian 3.1 suporta as 11 maiores variações de arquiteturas e diversas variações de cada arquitetura conhecida como “sabores”.

Arquitetura Designação na Debian Sub-arquitetura Sabor/Tipo
Intel x86-based i386   vanilla
speakup
linux26
Motorola 680x0 m68k Atari atari
Amiga amiga
Macintosh 68k mac
VME bvme6000
mvme147
mvme16x
DEC Alpha alpha    
Sun SPARC sparc   sun4cdm
sun4u
ARM e StrongARM arm   netwinder
riscpc
shark
lart
IBM/Motorola PowerPC powerpc CHRP chrp
PowerMac pmac
PReP prep
APUS apus
HP PA-RISC hppa PA-RISC 1.1 32
PA-RISC 2.0 64
Intel ia64-based ia64    
MIPS (big endian) mips SGI Indy/Indigo 2 r4k-ip22
r5k-ip22
Broadcom BCM91250A (SWARM) sb1-swarm-bn
MIPS (little endian) mipsel Cobalt cobalt
DECstation r4k-kn04
r3k-kn02
Broadcom BCM91250A (SWARM) sb1-swarm-bn
IBM S/390 s390 IPL do VM-reader e DASD generic
IPL a partir de fita fita

Este documento cobre a instalação para a arquitetura PA-RISC. Se estiver procurando por informações em algumas das outras plataformas suportadas pela Debian, de uma olhada nas páginas Portes da Debian.

2.1.2. CPU, placas mãe e placas de víideo suportadas

Existem dois maiores tipos suportados na arquitetura hppa: O PA-RISC 1.1 e PA-RISC 2.0. A arquitetura PA-RISC 1.1 é associada com processadores 32 bits e a arquitetura 2.0 é associada a processadores 6e bits. Alguns sistemas são capazes de executar ambos os kernels. Em ambos os casos, o modo de usuário é 32 bits. Existe a possibilidade de um modo de usuário 64 bits no futuro.

2.1.3. Placas de vídeo

O suporte da Debian para as interfaces gráficas é determinado pelo suporte encontrado no sistema X11 XFree86. A maioria das placas de vídeo AGP, PCI e PCIe funcionam sob o XFree86. Os detalhes de que barramentos de vídeo suportados, monitores, placas e dispositivos de apontamento podem ser encontrados em http://www.xfree86.org/. A Debian 3.1 vem com o X11 revisão 4.3.0.

2.1.4. Múltiplos Processadores

O suporte a múltiplos processadores — também chamado “symmetric multi-processing” ou SMP — é suportado para esta arquitetura. No entanto, o kernel padrão da Debian 3.1 não suporta SMP. Isto não deve impedir a instalação, pois o kernel padrão não-SMP deve inicializar me sistemas SMP; o kernel simplesmente utilizará a primeira CPU.

Para obter vantagens do uso de múltiplos processadores, você terá que substituir o kernel padrão da Debian. Você encontrará uma discussão de como fazer isso em Seção 8.4, “Compilando um novo Kernel”. Atualmente (em kernels da versão 2.6.8) a forma de ativar SMP é selecionar “Symmetric multi-processing support” na seção “Processor type and features” da configuração do kernel.